Ter uma dor de enxaqueca já é bem ruim, mas durante a gestação esse problema pode ser muito pior. Vamos falar agora sobre algo que pode também ocorrer nas mulheres grávidas, que é a ENXAQUECA.
Enxaqueca durante a Gravidez
Para mulheres que já têm as dores de cabeça ou sofrem com a temida enxaqueca e pretendem engravidar, os cuidados devem ser redobrados, pois, a tendência da enxaqueca na gravidez se intensificar é muito grande. Neste tempo muitas gestantes sofrem com dores de cabeça fortes e há certa necessidade em mudar o hábito alimentar e com um agravante, sem poder tomar qualquer medicamento que antes era de costume para combater o incômodo, pois pode prejudicar o bebê.
A enxaqueca na gravidez é mais forte no primeiro trimestre da gestação e podem vir acompanhada de náuseas e vômitos. Isto ocorre por conta das alterações hormonais e o motivo é que o nível baixo de estrogênio favorece o aparecimento das dores de cabeça.
Sintomas na Gravidez
Os sintomas da enxaqueca se apresenta como uma dor de cabeça intensa, que geralmente afeta um lado da cabeça ou também pode afetar os dois lados, isto acontece com a contração das artérias em direção ao cérebro, em seguida se dilatam ativando o sentido da dor.
Durante a gravidez ocorrem vários fatores que desencadeiam a enxaqueca, pois, o corpo passa por várias transformações hormonais, que alteram o humor, a maneira de se alimentar e de se locomover. Os sintomas se apresentam mais fortes no primeiro trimestre da gestação, apresentando fortes dores de cabeça, sendo irradiadas para a região da testa. Quando esta dor é muito intensa acomete outras regiões, algumas gestantes relatam que as dores chegam a pulsar de tão forte.
Outros sintomas podem aparecer devido à intensidade da dor, apresentando
- visão turva
- náuseas, vômitos,
- tonturas
- pode apresentar pressão arterial alta ou baixa.
Quando Há uma Melhora das Enxaquecas durante a Gravidez?
Com o passar dos meses, após passado o primeiro trimestre as dores de cabeça tendem a desaparecer e os hormônios começam a aumentar e assim diminuindo os sintomas da enxaqueca.
Tratamentos
Existem hábitos e alternativas que podem ajudar no tratamento de enxaqueca e talvez nem precise recorrer aos medicamentos, mas é sempre aconselhável procurar seu médico para obter melhores indicações de tratamento, pois, cada gestante tem um histórico diferente da outra.
- Fisioterapia
- Exercícios Físicos
- Hidroterapia
- Dieta Balanceada
É importante que toda grávida beba muita água, pelo menos dois litros por dia, e se puder deverá evitar lugares barulhentos, evitar usar e se expor a cheiros fortes ou ficar muito tempo exposta no sol, caso não possa evitar use óculos escuros e chapéu.
É muito indicado o tratamento com acupuntura e o resultado é praticamente imediato. O especialista irá trabalhar nos pontos certos em seu corpo, para aliviar os sintomas de enxaqueca. Recorrer a sessões de relaxamento e yoga, este método ajuda a repor as energias, devolvendo a tranquilidade e a paz que precisa para evitar futuras crises de enxaqueca.
Para saber mais sobre os planos de saúde em Poá entre em contato com nossos corretores de planos aqui da cidade.