Sempre que possuímos qualquer desconforto ou dor, a primeira coisa que nos vem na cabeça é: “Preciso de um remédio”. Muitas das vezes tomamos remédios para a dor sem nem mesmo saber se possuímos alergia àquele medicamento, ou pior, tomamos o mesmo medicamento várias vezes.
Esta ingestão descontrolada e sem conhecimento algum de remédios pode causar sérios danos em quem os ingere, visto que são substâncias que, se ingeridas demais, podem ser até mesmo letais.
Veja a seguir mais informações sobre o excesso de remédios e quais os riscos desta ingestão exagerada.
Excesso de remédios: saiba quais os riscos
Por que é arriscado ingerir um remédio várias vezes?
É comum que, quando alguém está com muita dor e um só comprimido não a fez ir embora, a pessoa em questão repita a dose mais duas ou três vezes. Isso pode provocar sérios danos na saúde de quem está tentando apenas melhorá-la.
A ingestão exagerada de medicamentos pode causar danos muitos sérios para a saúde, transformando em 100% verdadeira a frase: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
O Paracetamol, por exemplo, anti-inflamatório comercializado livremente desde 1955, é a causa de mais de 100 mil overdoses por ano nos EUA, sendo que 56 mil demandam atendimento médio e 500 pessoas morrem. Isso tem piorado tanto no país, que a Food and Drug Administration (FDA) limitou a dose por pílula deste medicamento.
No Brasil, dados revelam que no ano de 2011 foram registrados mais de 29 mil casos de intoxicação por medicamentos, tornando esta a principal causa de intoxicação por agente tóxico de qualquer natureza.
Mas como as pessoas se intoxicam?
Geralmente as pessoas costumam se intoxicar pela falta de informação sobre cada composto contido no medicamento, ingerindo-o mais do que o devido, podendo colocar sua própria vida em risco.
O consumidor não possui o hábito de ler a bula, então, alguém que está gripado pode ingerir um comprimido de paracetamol e um para congestão nasal, sem saber que ambos possuem uma dose plena da exata mesma droga.
Mais informações
Portanto, sempre que algo não estiver bem, leia a bula atentamente antes de ingerir qualquer medicamento, procure não ingerir quantidades muito grandes, não tomar doses seguidas e não misturar os medicamentos, preservando assim a sua saúde.