As infecções no ouvido, chamadas de otites, são muito comuns em crianças, porém pessoas de todas as idades podem contrair a infecção. A otite costuma causar muita dor devido à inflamação e acúmulo de secreção no ouvido médio.
Como dissemos, as crianças são mais propensas do que adultos a contraírem a infecção. Otites em bebês e casos mais graves em geral podem exigir tratamentos utilizando antibióticos. Contudo, complicações derivadas da otite, como flúidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou repetidas, podem causar problemas de audição e outras complicações mais graves.
Confira a seguir mais um pouco sobre as otites e porque elas carregam perigos se não forem tratadas corretamente.
Perigos que a otite carrega
Tipos de otite
A otite apresenta tipos variados da infecção de acordo com a parte do ouvido que será afetada: externa, média ou interna.
- Otite externa: é a infecção que vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano. As otites externas geralmente ocorrem graças a traumas causados pelo uso excessivo de cotonetes, por exemplo, ou outros objetos para coçar o ouvido, além do contato com água contaminada em piscinas ou praias;
- Otite média: o ouvido médio é uma cavidade preenchida por ar, a qual se localiza atrás do tímpano e que se comunica com o nariz por meio de um canal chamado tuba auditiva. Acúmulos de secreção no nariz, como ocorre quando a pessoa está gripada ou com sinusite, podem fazer a secreção subir ao ouvido médio e causar a infecção;
- Otite interna: o ouvido interno é a parte mais complexa do órgão, onde se localizam a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e equilíbrio. Por isso, infecções nessa região são graves e constumam causar queda na audição e tontura intensa, sendo pouco comuns.
Perigos
As otites carregam perigos pois, se não forem tratadas da maneira certa, podem acabar se agravando e causando doenças mais graves como meningite ou provocando até mesmo a surdez.
Portanto, se você apresenta dores constantes no ouvido, procure um especialista o mais rápido possível para iniciar o tratamento indicado.