Queloide: o que é e como tratar?

A queloide é o resultado do crescimento anormal, porém benigno, do tecido cicatrical devido a maior produção de colágeno no local o qual houve lesão na pele. É possível que surjam após cortes, cirurgia, acne e colocação de piercings no nariz e orelha, por exemplo.

Apesar de ser uma lesão que não provoca nenhum risco para a vida da pessoa, a queloide normalmente causa bastante desconforto, principalmente em relação à estética. Por isso, é importante que após uma cirurgia, por exemplo, sejam adquiridos cuidados especiais com a região lesionada para evitar a formação de queloides.

Veja a seguir mais informações sobre a queloide e como tratá-la.

Queloide: o que é e como tratar?

Queloide: o que é e como tratar?

A queloide costuma ser mais frequente em pessoas que já adquiriram anteriormente, e também em pessoas que possuem histórico familiar. Assim, essas pessoas precisam ter cuidados redobrados para evitar o desenvolvimento da queloide, como o uso de pomadas específicas que devem ser recomendadas pelo médico.

Meios de remoção

Existem algums meios para diminuir ou retirar as queloides. Entre eles, temos:

  • Pomadas: pomadas para a queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz;
  • Injeção de corticoide: corticoides podem ser aplicados diretamente no tecido da cicatriz, com o objetivo de diminuir a inflamação do local e fazendo com que a cicatriz fiquei mais plana. Geralmente o médico recomenda que a injeção ocorra em três sessões, com intervalos de 4 a 6 semanas entre cada uma;
  • Cirurgia: é a última opção para a remoção da queloide, quando o caso é mais grave e o paciente corre o risco de desenvolver outras queloides, ou piorar a que já existe. Esse tipo de cirurgia só é relizado quando nenhum dos outros métodos foi eficiente.

Portanto, certifique-se sempre de cuidar de todas as cicatrizes possíveis, limpando com cuidado e passando pomadas.

 

 

Cotação Online

Digite a quantidade de por faixa etárias de idade